Raça de Cão Maltês

Origem da Raça de cão maltês

A raça de cão maltês é muito antiga, um dos vários pequenos cães “bichon” encontrados ao redor do Mediterrâneo há milhares de anos. Seu local exato de origem é um mistério, com conjecturas incluindo Sicília, Egito e sul da Europa, mas a maioria dos historiadores aponta Malta para o desenvolvimento da raça.

História

A ilha de Malta, na costa sul da Itália, foi colonizada pelos fenícios por volta de 1000 aC. É possível que esses pequenos cães brancos tenham sido trazidos para a área pelos fenícios e/ou espalhados por outros lugares por eles, uma vez que navegavam e negociavam em todo o mundo conhecido. Os cães podem ter sido trocados por comida e usados para ajudar a proteger as rações de comida do navio de roedores. Em Malta, estes cães foram criados inteiramente como companheiros e “consoladores”, sendo especialmente preferidos pelas senhoras,

O maltês manteve sua demanda como companheiro ao longo dos séculos. Em meados do século 19, o maltês estava firmemente estabelecido como cão de estimação na Grã-Bretanha e estava entre as primeiras raças a serem exibidas em exposições de cães no Reino Unido. O Maltês foi estabelecido nos Estados Unidos na mesma época e hoje continua sendo um cão de exposição popular e companheiro.

Perfil da personalidade do cão maltês

O Maltês é uma raça de cachorro pequena com grande personalidade. Eles ficam felizes em brincar com pessoas de todas as idades e tamanhos e são companheiros maravilhosos para crianças que não são muito rudes com eles. O maltês é um cão de guarda natural, alerta para qualquer coisa suspeita.

Requisitos de cuidados com o cão maltês

Exercício

O maltês é um cachorrinho forte que é perfeitamente capaz e disposto a passear com seu dono em passeios diários – se for carregado demais, pode não fazer todo o exercício de que precisa. Ele gosta de suas caminhadas diárias, onde pode explorar, cheirar, conhecer e cumprimentar e se exercitar.

Asseio

O cabelo humano do maltês é praticamente sem queda, o que é um bônus para muitos alérgicos. Para o anel de exposição, ele deve ser apresentado com pelagem completa, esvoaçante, branco cintilante e limpo. Esta pelagem longa é de alta manutenção – seu cabelo sedoso emaranha-se facilmente se não for escovado e penteado com frequência e, como o cabelo humano, pode desenvolver pontas quebradiças e duplas. Para tornar as coisas mais fáceis para eles, a maioria das pessoas que mantém o maltês como animal de estimação opta por mantê-los em um “grampo de cachorro”, onde o cabelo é cortado curto. Ainda requer escovar e pentear, mas com menos frequência e com menos sujeira presa. Atenção especial deve ser dada ao rosto do maltês, pois lacrimejamento e manchas podem ocorrer ao redor dos olhos.

Raça de Cão Maltês

Tempo de vida do cão maltês

A expectativa de vida média do maltês é de 15 anos ou mais.

Treinamento

Como o maltês prospera na interação humana, treiná-lo para fazer o básico não é difícil, especialmente se você usar métodos de treinamento positivos e baseados em recompensas. Um aspecto do treinamento que pode ser difícil é o treinamento em casa. Paciência e persistência são a chave para o sucesso do adestramento desta raça.

Mayra Tanaka
Últimos posts por Mayra Tanaka (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 12 =