Melhores raças de cachorro para apartamento

Quando você se muda para um apartamento e vai procurar um novo companheiro pet para sua família, você se depara com muitas espécies de animais e raças de cachorro para escolher.

Então preparamos a seguir uma lista completa para você conferir as melhores raças de cachorro para apartamento.

Para começar esclarecendo, o tamanho do espaço do apartamento não é a única consideração, já que muitos cães de raças grandes têm níveis mais baixos de atividade comparados a raças de cachorro pequenos, e ficarão mais do que felizes em descansar tranquilamente no sofá. 

Agora, existem raças de cães que exigem muita energia e muito espaço, por isso podem não ser mais adequadas para um apartamento menor. Certas raças de cães pequenos com alta energia ficam satisfeitas com brincadeiras internas ou uma caminhada rápida.

Apenas certifique-se de considerar seus vizinhos ao escolher um cachorro: afinal, você vai querer um animal de estimação que não lata incessantemente e seja educado ao conhecer outras pessoas, no elevador, nas escadas ou no saguão. Claro que para isso, além de escolher a raça certa, você precisará treinar e socializar seu cachorro para que não se torne um cachorro ansioso.

Confira agora a lista completa com 10 Melhores Raças de Cachorro para Apartamento:

Boston Terrier

O Boston Terrier é uma raça corajosa de cachorro que é gentil e carinhosa. Pequenos em tamanho, eles são bons cães de apartamento para crianças e idosos. Eles têm uma tendência a superaquecer, então certifique-se de mantê-los dentro de casa em climas controlados.

Perda de Pelos: Baixa

Latido: ModeradoNível de Energia: Alto

Chihuahua

Pequenino, o Chihuahua ama estar com as pessoas. Dentre uma das menores raças de cachorros, o Chihuahua está entre os dez melhores cães de guarda recomendados por especialistas. Reserve de 20 a 30 minutos de exercício por dia para este curioso explorador. Ele com certeza é um ótimo cão de apartamento e maravilhoso companheiro de viagem, mas o Chihuahua não pode ser deixado muito tempo sozinho.

Perda de Pelos: Baixo

Latido: Moderado

Energia: Moderado

Cocker Spaniel

Confiável, gentil e amoroso, o Cocker Spaniel adora agradar seus humanos! Seu pequeno tamanho o torna um ótimo cão de apartamento com crianças, animais de estimação e idosos. Além de um excelente cão de terapia. 

DICA: comandos silenciosos são recomendados para controlar seus hábitos de latir.

Perda de Pelos: Moderado

Latido: Moderado

Energia: Alto

Buldogue Francês

Um cão de apartamento excepcional, o Bulldog Francês, ou Frenchie, adora brincar tanto quanto relaxar no sofá. Sua especialidade é ser um amigo fantástico da família, sendo muito feliz e atraído pelo contato humano.

Os tutores de Bulldog Francês precisam ser consistentes, firmes e pacientes no treinamento e socialização do cachorro, caso contrário, ele ficará entediado e pode até ter episódios de ansiedade ou desenvolver obesidade.

Perda de Pelos: Moderado

Latido: Moderado

Energia: Moderado

  • NOTA: O Buldogue francês é uma raça linda e com um comportamento incrível! Mas assim como os Pugs, é uma raça com predisposição a certos problemas de saúde, como:
    • Síndrome braquicefálica
    • Piodermites
    • Alergias
    • Doenças de disco intervertebral
    • Luxação de Patela

Por isso, é importante estar atento desde a origem do seu animal, já que problemas congênitos podem levar o animal a desenvolver uma série de problemas ao longo da sua vida. 

Para quaisquer dúvidas, não deixe de consultar um veterinário.

Dachshund ou “Salsichinha”

Um excelente companheiro da família, o Dachshund está perto do topo dos cães mais populares desde os anos 50. Seu pequeno tamanho e facilidade de cuidado os tornam um dos melhores cães para viver em apartamento. Ativo dentro e fora de casa, esta raça de cães fofos adora estar perto de seus humanos.

Perda de Pelos: Moderado

Latido: Muito Alta

Energia: Moderado

Galgo 

 Os Galgos são cachorros originalmente criados para corridas, e apesar das pessoas pensarem que a tarefa favorita dos Galgos (ou Greyhounds) é correr, na verdade, o que eles gostam de fazer é dormir.

Com muitos fãs, este bom cão de apartamento é amigável com pessoas e outros cachorros. Eles são obviamente ótimos parceiros de corrida, mas também ficam satisfeitos com as caminhadas. Certifique-se de que seu galgo tenha socialização para trazer à tona sua natureza doce e suave.

Perda de Pelos: Alto

Latido: Baixa

Energia: Muito Alto

Lhasa Apso

Se você procura um companheiro leal da família, o Lhasa Apso é uma ótima escolha. Embora não seja inteiramente um cão brincalhão, a raça gosta de interagir e também transmite um ar de realeza. O lhasa Apso definitivamente gosta de compartilhar a vida com a família. 

Para garantir que ele chegue muito bem à sua família, você deve pensar cuidadosamente sobre:

  • Socialização precoce e treinamento.
  • Ênfase no atendimento odontológico.
  • Cuidados e Higiene diária com os pelos
  • Rotinas no Veterinário (talvez seja uma boa ideia se tornar amigo de um 😉

Perda de Pelos: Moderado

Latido: Alta

Energia: Alta

Maltês

Gentil e destemido, o maltês é dedicado ao seu grupo familiar. Tanto que eles exigem muita atenção humana. Eles aprendem rápido quando recompensados ​​por seus esforços (condicionamento positivo). Assim, esta raça fofa de cachorro se destaca como companheiro e cão de terapia. 

NOTA: Não recomendamos este cão para:

  • Proprietários que trabalham longas horas.
  • Famílias com bebês ou crianças pequenas.

Perda de Pelos: Baixo

Latido: BaixaEnergia: Moderado

melhores-raças-de-cachorro-para-apartamento

Pinscher miniatura


Com uma fisionomia parecida com a de um perigoso Dobermann e uma personalidade um tanto “explosiva”, esta raça traz um novo significado à independência. 
Destemido e enérgico, o Pinscher Miniatura pode ser bastante difícil. Os tutores precisam ter qualidades de um líder para o treinamento e o manuseio correto do cão, para impedir que essa pequena raça de cão se torne um tirano em seu apartamento. 
NOTA: esta não é uma boa escolha para proprietários de primeira viagem.
Perda de Pelos: Baixo
Latido: Muito Baixo
Energia: Alto

Poodles

A inteligência aguçada e sua pelagem extraordinária dão aos Poodles grandes habilidades com as pessoas. Elegantes e inteligentes, os donos ativos atendem melhor às necessidades desta pequena raça de cães. Tenha cuidado para não estragar ou treinar pouco eles, pois isso os fará pensar que eles é quem mandam.

NOTA: Existem diversos tamanhos de poodle: padrão, toy, microtoy. Normalmente o comportamento inteligente se mantém, mas é interessante você checar as origens do poodle que você está comprando ou adotando.

Perda de Pelos: Baixo

Latido: Baixa

Energia: Alta

Pug

Um palhaço de coração, os Pugs estão entre as melhores raças de cães para apartamentos devido ao tamanho, senso de humor, necessidades de exercício e potencial de cão de guarda. Ótimos na companhia humana, o Pug adora ser o centro das atenções e fica triste se não for o caso. Se você gosta de desfiles de pugs, vestidos de pugs e encontros de pugs, você encontrou o melhor cachorro de apartamento.

NOTA: pugs são animais com predisposição a problemas de saúde como:

  • Infecções nas dobras da pele
  • Alergias
  • Ansiedade
  • Obesidade
  • Síndrome Braquicefálica 

Perda de Pelos: Muito Baixo

Latido: Baixa

Energia: Moderado

 BÔNUS: Shih Tzu

Tamanho, personalidade, adaptabilidade e simpatia fazem do Shih Tzu posicionam o Shih Tzu entre uma das melhores raças de cachorro para apartamentos. Esteja você na cidade ou no campo, esta pequena raça irá acompanhá-lo para ficar perto sempre. Se você tem crianças e animais de estimação, não se preocupe! Esta raça é extrovertida e adora um encontro com amigos e estranhos.

Além disso, sua personalidade e beleza impressionam e conquistam a simpatia das pessoas. Em redes sociais como o TikTok, existem muitos perfis de Shih-Tzu que são verdadeiros influenciadores digitais, com mais de milhões de visualizações e seguidores.

Perda de Pelos: Moderado

Latido: Baixa

Energia: Baixa

BÔNUS: Yorkshire Terrier

Se você tem uma família que gosta de cachorro, o Yorkshire terrier é uma raça ótima para vocês e o apartamento. Muita atenção é necessária com esta raça mal-humorada e amorosa. Eles se dão muito bem em apartamentos, apenas certifiquem-se de fazer algum exercício todos os dias.

NOTA:  Eles podem ser agressivos com estranhos e cães, então certifique-se de socializá-los e treiná-los desde jovens.

Perda de Pelos: Baixo

Latido: Moderado

Energia: Muito Alto

Conclusão

Com tantas opções também para adotar, muitas vezes comprar um cachorro não é a melhor ideia para você.

No entanto, para se certificar que está adotando (ou comprando) um cachorro que não será compatível com seu estilo de vida, recomendamos a você verificar duas informações muito relevantes antes de comprar ou adotar qualquer cachorro:

  1. Quem são os pais? Qual o tamanho, comportamento e raça deles? Pesquise a raça dos pais no Google e verifique se eles possuem algum tipo de predisposição comportamental ou de saúde que possa ser um problema no futuro.
  2. Ele já tomou as vacinas? Antes de levar ele para a sua casa, faça essa verificação, pois ele pode transmitir doenças para outros animais e pessoas da sua família.

Isso é tudo! Buscamos facilitar sua vida e melhorar sua decisão ao escolher um cachorro. Se ainda tiver dúvidas, você pode consultar diretamente um veterinário.

Artigo escrito e revisado por João Vitor Garcia, Profissional de Medicina Veterinária.

Imagens cortesia Man of Many

REFERÊNCIAS:
https://www.akc.org/
https://www.cdvet.com.br/blog/principais-doencas-do-bulldog-frances#:~:text=Todo%20bulldog%20sofre%20algum%20grau,capacidade%20de%20respirar%20pelo%20nariz.
https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Racas/noticia/2022/05/estudo-alerta-para-alto-risco-de-problemas-de-saude-em-pugs.html
https://drpetshealth.com/luxacao-de-patela-em-cachorros-resumo/
https://drpetshealth.com/cachorro-gordo-castracao-e-obesidade/
https://drpetshealth.com/11-sinais-de-um-cachorro-ansioso/
https://drpetshealth.com/10-cachorros-mais-perigosos-do-mundo/

Mayra Tanaka
Últimos posts por Mayra Tanaka (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 2 =